sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Afinal o que há com a sociedade? – Parte2: Sobre atores


Finalmente a segunda parte da série sobre o questionamento do MOVA Blog com relação às transformações da nossa sociedade. Essa semana vamos abordar mais profundamente as mudança nos atores. Observando as novelas de antigamente no Canal Viva e no Vale a Pena Ver de Novo na Globo, onde finalmente se reprisa uma clássica e antiga trama ( tudo bem, nem tão antiga assim, pois essa versão da Mulheres de Areia não completou se quer vinte anos). A qualidade técnica é bem inferior. Tudo é mais precário, mesmo se tratando da Globo.

O visual dos atores e principalmente das atrizes é de arrepiar. Se salva poucos.. Algumas coisas soam como toscas, por exemplo, na novela Top Model, o personagem de Alexandre Frota (sim, o Frota) usa uma lente de contato azul muito estranha. Então qual é a diferença entre o que vemos de novo e revemos de velho? Na telinha sempre teve de tudo em relação a atores. Dos bons, aos ruins, aos que entram pelo talento, aos que entram pela beleza, carisma, ou até mesmo por razões escusas. Mas tudo era visto de forma diferente, tudo era permitido, pois vivíamos em uma época de descoberta, época essa que coincidiu com o fim da ditadura no Brasil.

Os atores mais fracos não comprometiam a obra, eram poucos, eram ídolos de uma geração que hoje vive da saudade. O próprio Alexandre nunca foi um grande ator, porém foi um símbolo daquela geração. E possuía certa garra no que fazia, até por que o texto dos autores da época era excelente.

Isso, talvez essa seja a reposta. Havia mais garra, vontade e determinação. Os atores bons eram muitos. Impressiona ver Cláudia Abreu, com menos de 20 anos tão bem como em Barriga de Aluguel. Ela é um exemplo de artista, cujo único defeito é participar atualmente tão pouco das novelas. Denise Fraga, sempre cômica, novinha, fazendo cenas mais dramáticas na mesma Barriga de Aluguel. Também é bacana ver um jovem Taumaturgo Ferreira fazendo um galã revoltado como Lucas em Top Model. Sem contar na grandeza de Nuno Leal Maia, interpretando tipos clássicos como o Gaspar de Top Model. O ator era ícone, de Mandala até História de Amor em 1995 esteve com presença garantida nas novelas com bons e marcantes personagens.

Malu Mader, Lígia Brondi, até Susana Vieira. Sim, pois antes interpretava personagens com perfis diferenciados. Dá gosto ver sua interpretação contida em Mulheres de Areia como a elegante Clarisse. Sebastião Vasconcelos é outro que arrasa na pele do honesto Floriano. Viviane Pasmanter brilha com apenas vinte e um anos, na época, na pele da rebelde Malu. Humberto Martins evolui muito com o tempo, mas é inegável sua beleza e carisma na pele de papeis rústicos como o Alaor de Mulheres de Areia e João de Barriga de Aluguel.

Já em Roque Santeiro é um festival de gente que realmente se jogava em nome do personagem. Gente, essa que não tem mais espaço na mídia pela idade, ou já morreram. Lima Duarte, Regina Duarte e o próprio José Wilker são exceções.
Sobre os atores, os veteranos continuam ótimos. Mesmo derrapando com a imagem como tem feito Susana Viera. Os da geração de Cláudia Abreu e Malu Mader também há grandes atores, como Fábio Assunção, Marcelo Serrado, Gabriel Braga Nunes, Felipe Camargo, Cássio Gabus Mendes, Patrícia Pillar, Cláudia Raia, Andrea Beltrão, Suzy Rêgo, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira e Isabela Garcia. E tem a sempre ótima Glória Pires, criada no universo da telinha. Aos 29 anos arrasa em 1993 em Mulheres de Areia em uma tarefa não tão grata. Interpretar gêmeas idênticas de personalidade oposta.

Quantas atrizes na idade de Glória na época de Mulheres de Areia atuam tão bem, porém possuindo postura de artista e não de celebridade com ataques de estrelismo, ensaios nas mais diversas revistas masculinas, envolvimentos com fofoquinhas, entre outras coisas? Conta-se de dedo. As que ainda não caíram na armadilha (da fama), daqui um tempo surpreendem e caem.

Tem muito talento ainda na TV com menos de 30 anos que representa os atores do futuro. Alinne Moraes, Marjore Estiano, Fernanda Vasconcelos, Rafael Cardoso, Mariana Rios, Natalia Dill, Andrea Horta, Marcos Pigossi, Sofie Chalotte, Mayana Neiva, Paola Oliveira, Leandra Leal e as ainda mais jovens Bruna Marquezine, Isabelle Drummond e Marina Ruy Barbosa, entre outros são os talentos da nova geração. Mesmo assim o mundo é outro, muita coisa mudou..

Conversando com uma colega na academia em que freqüento concordo quando ela diz que tudo atualmente está doido. Antigamente as coisas eram difíceis, hoje são piores mesmo com a modernidade. A pessoa que almeja seguir a carreira de ator, estudando, se preparando, periga ser ultrapassado por uma ex- bbb.

Os ruins na telinha, como já dito, sempre existiram. Mas hoje tem demais. Não só ruins, mas gente que até tem potencial, mas não possui preparo como a própria Claudia Raia, atriz multifacetada já declarou. Há muitos modelos virando atores. Sempre teve, mas hoje tem demais. Ex Big Brother virando atriz, para atrair audiência devido ao sucesso do programa perante o público. Certo isso? Não, quando generaliza. Mas a esperança de mudanças é a última que morre, mesmo sendo a primeira que mata.

Até a próxima semana!

2 comentários:

  1. O que vemos hoje é uma total inversão de valores. Desde sua criação em 2002 o Big Brother virou trampolim para anônimos virarem atores, nem todos conseguem e o maior exemplo disso é Grazi Massafera. Ela até que é esforçada, mas ainda não me convenceu como atriz.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Jurandir Dalcin do Blog de Novelas.
    Estou aqui para informar que o Blog mudou de endereço por ter chegado ao limite de postagem.
    O Novo Link é: www.jurandir.dalcin.zip.net e está com uma disputa acirrada entre Fernanda Vasconcellos e Marjorie Estiano.
    Abraços e aguardo sua visita, já que sempre quando tinhas um tempinho, via que deixava um comentário no blog, rs.

    ResponderExcluir