quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O presente de grego do BBB


Ele existe desde 2002, ou seja, há dez anos. Mobiliza o público a acompanhar a vida de um grupo de pessoas “anônimas” em busca de um prêmio em dinheiro. Testa o comportamento de cada um, os seus limites e crenças. Podemos fazer uma bela análise humana, além de nos ver refletidos na personalidade de cada um. Olhando por esta ótica o Big Brother Brasil é um reality interessante.

Mas as questões comercias impedem o BBB de priorizar apenas as relações humanas dentro do programa. Há dez anos no ar vimos poucos participantes de perfis diferenciados no decorrer da atração. O fortão, a mulher sensual, a ninfeta inocente, o pobre, o cowboy, o galã, a barraqueira, por vezes alguns idosos, gente “esquisita” (como a Analice, a recém eliminada). Não há muita variação. Porém, a edição é tão caprichada, a dinâmica do jogo é tão interessante que mesmo sendo pessoas de perfis idênticos de um BBB para outro o comportamento sempre muda, por isso essa é uma das razões para muitos ainda assistirem.

Os que odeiam alegam que o programa é fútil, só mostra gente vulgar e sem conteúdo. Em partes é verdade, há muita gente ruim na maioria das edições, principalmente as mulheres. Para elas o mais importante é se exibir ao máximo para conseguirem pousar como veio ao mundo em alguma revista masculina (de preferência para a Playboy) até mesmo para chamar a atenção de algum diretor, ou produtor para que seus quinze minutos de fama se estenda como ocorreu com outras exs-bbbs.

Durante o programa torcer por algum participante querendo assim a sua vitória na atração é normal, mas parte dos telespectadores brasileiros quando o reality termina começa a querer ver seus ''queridinhos'' ,desfilando,fotografando,cantando, atuando ou apresentando qualquer tipo de programa televisivo. Eles acabam se tornando mais ídolos do que os próprios e verdadeiros artistas, por isso parte do meio artístico não suporta ex-BBB e com razão

A idéia do Big Brother é muito interessante. Colocar pessoas diferentes em personalidade e aspecto físico dentro de uma casa confortável repleta de certas regalias em busca do prêmio de um milhão e meio de reais. Mas este programa, fonte de entretenimento para muitos brasileiros, infelizmente tem em sua verdadeira intenção promover corpos sarados e mentes vazias.

Porém, no meu caso, acabo assistindo a atração porque mesmo a maioria dos participantes sendo ruins, salvando-se poucos, ainda sim é um bom laboratório do comportamento humano. Mas seria muito legal ver seres realmente necessitados de dinheiro neste reality, homens e mulheres que tenham preocupações mais sérias do que simplesmente a fama, sendo que a audiência poderia corresponder melhor do que atualmente, mesmo parte do brasileiro tendo certo apreço pela má qualidade e baixaria. Precisamos também ver que o BBB é apenas um programa de televisão e não uma agência de futuros "artistas”, namoradinhos do Brasil e símbolo sexual. Mas do jeito que as coisas vão indo tudo isso ainda está bem longe de acontecer.

Realmente o comportamento de muitos participantes decepcionam e declinam e imagem do programa perante parte do público. Exemplo disso é a manifestação em prol ao suposto estupro ocorrido na primeira festa do BBB12. O participante (agora ex participante) Daniel foi acusado pelo público que viu no pay per view e na internet, ele fazendo caricias sensuais na participante Monique enquanto ela supostamente estava dormindo. A manifestação para o rapaz ser expulso foi grande. Artistas como Débora Seco e Preta Gil pediram a eliminação do rapaz. Nas redes sociais não se falava em outra coisa.

No último domingo Monique foi chamada ao confessionário. Ela negou qualquer tipo de abuso, mas ficou bastante confusa com a conversa e ainda tentou esclarecer a situação com Daniel. Boninho chegou a declarar que não iria expulsar o moço, pois o mesmo estaria sendo vítima de racismo.

Acontece que na edição de domingo a situação envolvendo o casal foi tratada como se fosse apenas um caso de amor. Isso gerou ainda mais revolta. Pressionada a Globo teve que expulsar Daniel. Na hora de falar sobre isso na segunda (16), Bial não deu maiores explicações. Mais revolta, pois na terça (17) o apresentador explicou mais, ou menos a causa da eliminação do rapaz.

Isso prova como o Big Brother mexe e mobiliza o público, mesmo a audiência não sendo tão alta como antes. Por ser um programa de comportamento, todos acabam se atraindo por este tipo de observação humana. Qualquer coisa gera discussões.

Monique não é nenhum exemplo de mulher. È uma jovem de 23 anos que foi intitulada pela própria direção do programa como Maria Chuteira. Possui um comportamento não muito adequado, assim como a maioria das mulheres participantes desta atração. A produção também erra ao estimular em busca de conflitos o excesso de álcool nas festas. Ambos, Daniel e a moça beberam demais. E quando se bebe demais besteiras podem ocorrer. A Globo entendeu desta forma, mas o público conservador como anda ultimamente não entendeu assim e condenaram o rapaz. E não adianta falar que foi por racismo, pois não foi. Piorou quando a polícia entrou na história indo até o Projac investigar o caso.

Se realmente houve esse ato, é melhor Daniel mudar até de país. Um dos crimes menos perdoáveis no mundo é o estupro, mesmo que de uma bêbada periguete. Não interessa, se ela não estava consciente e ele sim, e o rapaz decidiu fazer o que fez, merece ser processado e condenando.

Mas na realidade não tem como saber o que aconteceu. No fim a Globo fez bem em eliminar Daniel, pois no primeiro paredão que fosse seria massacrado pelo público em termos de votos. E talvez a imagem do programa estivesse mais arranhada do que já está. Porém, a eliminação dele prova o quanto estamos chatos, moralistas e intolerantes ao julgar os fatos. Pena que é assim só com os brothers e não com os políticos.

E sobram piadas sobre o fato no facebook kkkkkkkkk

Até a próxima semana!

4 comentários:

  1. O pior de tudo isso é ver a Rede Record, inimiga mortal da Globo explorar ao máximo o assunto com sensacionalismo usando meia hora de seu jornal matutino. Aliás, eu cansei desse programa e por isso não estou acompanhando como fiz nos anos anteriores, até porque agora com a imagem arranhada, quem ainda vai patrocinar um programa desses?

    ResponderExcluir
  2. Tadinha da Branca de neve... E a Ana da novela das 18h, será que saiu ilesa do coma? hehehe
    Lucas - www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Luana, sempre estou aqui.
    Realmente essa do BBB, foi hilária.
    Abraços, Jurandir Dalcin - marcosrivelles.zip.net

    ResponderExcluir